A Paraíba que atrai inovação, investimentos e competitividade

Para os profissionais do marketing, todo este investimento se desenha como uma oportunidade de ouro na produção de novos produtos, serviços e tecnologias para o mercado.

Dia após dia, temos percebido a entrada da Paraíba na rota do empreendedorismo e da inovação. Segundo o Índice de Competitividade dos Estados de 2023, a Paraíba ficou em segundo lugar no Nordeste. É um resultado que desperta atenção, mas não surpreende.

O trabalho conjunto entre o governo do estado, a iniciativa privada, as universidades e figuras importantes da sociedade civil têm atraindo olhares de empreendedores e empresários de todos os cantos do Brasil.

Mas, nem tudo são flores. São grandes os desafios, sobretudo quando falamos em educação e infraestrutura. Por outro lado, o nosso estado está cheio de oportunidades, especialmente para quem quer inovar. O governo tem oferecido incentivos fiscais e uma série de apoios para aqueles que querem fazer da Paraíba um polo de negócios.

Para se ter uma ideia, em 2023, foram destinados R$35,5 milhões em bolsas para mestrado e doutorado. Projetos como o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação receberam um investimento pesado de R$180 milhões nos últimos quatro anos.

As universidades públicas, como a UEPB, UFCG e IFPB, possuem um trabalho incrível apoiando os jovens empreendedores, permitindo que muitos estudantes comecem seus próprios negócios ainda na faculdade.

Para os profissionais do marketing, todo este investimento se desenha como uma oportunidade de ouro na produção de novos produtos, serviços e tecnologias para o mercado, criando uma necessidade constante de estratégias inovadoras e criativas. São inúmeras as possibilidades para testar novas abordagens, diferenciar-se da concorrência e ajustar as habilidades para atender às expectativas dos consumidores de maneira mais eficiente e eficaz. 

Sem medo de errar, digo que a Paraíba está se desenhando como um verdadeiro cenário de oportunidades e desafios. Para empreendedores e profissionais de marketing, esse ambiente de constante inovação não é apenas promissor, mas também exigente, requerendo uma adaptação rápida e estratégica e alinhada com as novidades do mercado. 

Com um forte apoio do governo, investimentos substanciais em tecnologia e educação, e uma cultura que valoriza a criatividade e a inovação, nosso estado não apenas se destaca como um polo de competitividade, mas também como um laboratório vivo onde o futuro dos negócios no Brasil está sendo moldado.

Klebson de Oliveira

Founder da Kolab Laboratório Criativo
Head de Marketing da Domous Agência de Tráfego Pago e Marketing Digital
Entende o Marketing como propósito de resultados

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *